Objetivos

Este projeto visa colmatar lacunas identificadas nas perceções sobre o papel da inovação nos museus portugueses e os seus impactos na sociedade. Os resultados do projeto contribuirão para um melhor entendimento de como uma cultura de inovação pode enquadrar e apoiar essas instituições na adoção de novas práticas. Os usos da inovação são desenvolvidos como um processo partilhado aberto a funcionários, visitantes, comunidades e todos os atores envolvidos na democratização do funcionamento dos museus, proporcionando assim melhores condições para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Por fim, esta investigação irá proporcionar a académicos, instituições e órgãos governamentais um conhecimento aprofundado sobre o papel de uma cultura de inovação nos museus portugueses e os impactos que estes podem estabelecer na sociedade. A falta de estudos identificados em Portugal, ou mesmo a nível europeu, impede as instituições culturais de comparar as suas capacidades de inovação e aprenderem umas com as outras, além de deixar os decisores políticos às escuras na conceção de políticas de incentivo à inovação nos museus.

A disponibilização de dados fiáveis proporcionará um ambiente propício ao desenvolvimento de ferramentas de gestão e capacitação à medida, concebendo e testando soluções inovadoras, fomentando a cooperação e o networking, e fornecendo recomendações políticas para promover a inovação nos museus portugueses. Espera-se que os resultados dessa investigação, para além de subsidiar outras investigações mais abrangentes e aprofundadas, permitam que essas instituições se tornem mais resilientes em tempos de crise, mas também contribuam no longo prazo para sua sustentabilidade financeira e responsabilidade social.